DE(S)COLONIZANDO O DESIGN

O Colóquio de Pesquisa e Design nasceu da proposta de refletir sobre as práticas plurais que envolvem a pesquisa no campo do Design, colocando em perspectiva as investigações realizadas na região norte/nordeste do Brasil. Na segunda edição do Evento, a ser realizada online entre os dias 03 a 06 de Novembro de 2020, em parceria entre o Programa de Pós-graduação em Artes (ICA- UFC), o Curso de Design (DAUD-UFC) e o Curso de Design (IIsca-UFCA), elegemos a temática da descolonização, com o objetivo de cartografar as novas possibilidades de articulação entre sociabilidades, subjetividades, tecnologias, projetos e culturas no campo do Design, em nível nacional.

Tomamos como referência os dois princípios que ancoram o programa de descolonização do Design: autorreflexão da atuação e do ensino do Design, assentado em uma perspectiva moderno-eurocêntrica; e o olhar para os problemas do mundo contemporâneo, em decorrência das políticas coloniais e neoliberais relacionadas à produção e ao consumo, como proposto por Ahmed Ansari (2018). Para isso o evento disporá de 4 eixos temáticos:

1. EDUCAÇÃO, DESIGN E AUTONOMIA: MULTIMÉTODOS, PRÁTICAS DE PROJETO, PEDAGOGIAS FRONTEIRIÇAS.

2. CORPOS, LUGARES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: DESIGN E CULTURA, TECNOLOGIAS E SABERES ANCESTRAIS, GEOPOLÍTICAS DO CONHECIMENTO, DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA, MATERIALIDADES E MANUALIDADES.

3. OS CENTROS E AS PERIFERIAS DA PRÁTICA DE PROJETO: TECNOLOGIAS EMERGENTES, DA ECONOMIA GLOBAL À ECONOMIA SOLIDÁRIA, CONEXÕES LATINO-ÁFRICA.

4. DESIGN E (R)EXISTÊNCIAS COTIDIANAS: PROJETO, POLÍTICA E INSURGÊNCIAS, POÉTICAS DAS MARGENS, EXPERIMENTOS SOCIAIS.

Esperam-se trabalhos em formato de resumo expandido que se enquadrem nos eixos propostos. Serão bem-vindos trabalhos que versem sobre/a partir da experiência a respeito dos desafios e especificidades do Design contemporâneo, entremeados pelo lócus enunciativo do a-fazer projetual desde a América Latina/Brasil.

SUBMISSÕES

O evento abre chamada para seleção de trabalhos no formato de RESUMO EXPANDIDO (no máximo 500 palavras) a serem apresentados na segunda edição do Colóquio Pesquisa e Design. Para a devida submissão, os resumos devem ser enviados até 23 de outubro de 2020, anexados ao formulário disponibilizado no link a seguir:

Formulário de submissão

As(os) autoras(es) devem anexar seus trabalhos em Word, respeitando as instruções que constam no modelo oficial do evento (para download do template).

Para mais informações e detalhamentos, considerem consultar o edital do evento. Disponível em bit.ly/editalcoloquio.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

(I) Pertinência com as temáticas fixadas;
(II) Originalidade e relevância;
(III) Adequação metodológica e/ou técnica;
(IV) Adequação das referências.

DATAS IMPORTANTES

02/10/2020 — Primeira chamada para submissão de trabalhos
23/10/2020 — Último dia para submissão de trabalhos
25/10/2020 — Divulgação da programação do evento
30/10/2020 — Divulgação dos artigos selecionados para apresentação
03/11 a 06/11 — Realização do Colóquio

Em caso de dúvidas, contate-nos: pesquisaemdesign@daud.ufc.br